Preciso sair do vermelho
A Capricho mostra dicas de como melhorar sua perfomance nos estudos e ter um boletim todo azul!
Escolha a hora de estudar: Procure o horário em que você é mais produtiva. Especialistas dizem que o melhor mesmo é sentar para estudar logo depois da aula ( Claro, com o intervalo da refeição ). Mas, se você sente que se concentra mais de madrugada - ou, simplismente não tem outra hora para estudar - vale respeitar o seu ritmo. Só não adianta estudar com sono, pois assim a matéria não se fixa de jeito nenhum.
Tenha um local de estudo: procure ter, na sua casa, um local especial para estudar. Isso ajuda você a manter uma rotina de estudos e facilita a concentração. Quando você chega lá, é como se o seu cérebro dissesse: " Ok, hora de aprender! " É importante que esse espaço seja bem iluminado, bem ventilado e, se possível, afastado dos outros cômodos - pode ser bem difícil conseguir se concentrar quando seu irmãozinho está fazendo a maior bagunça no quarto ao lado!
Durma bem: Especialistas recomendam pelo menos oito horas por dia. Ninguém consegue assistir à aula com atenção se estiver caindo de sono. E não adianta varar a noite estudando: isso pode até salva-la na prova do dia seguinte, mas o conhecimento não se sedimentaria como deveria. A nossa memória de longo prazo se consolida durante o sono e, se esquecerá em pouco tempo de tudo o que estudou.
Capriche no cardápio: Comer direito é fundamental para a maratona de estudos, por isso, prefira alimentos que ajudem, coloque no menu:
.Chocolate: Além de dar energia, libera uma substância no cérebro que provoca a sensação de bem-estar. Só tome cuidado para não ganhar alguns quilinhos! Uma barrinha só por tarde de estudo está bom. E prefira os do tipo meio amargo que tem menos gordura.
.Água: Tenha uma garrafinha sempre por perto. Ela ajuda a distribuir melhor os nutrientes pelo corpo e diminui a sensação de fome. Você não vai precisar ficar levantando toda hora para assaltar a geladeira!
.Café: Uma xícara antes da aula ou dos estudos ajuda a acordar.
.Chiclete: Cientistas descobriram recentemente que ele aumenta a concentração e tira o extresse. Prefira um sem açúcar e mais molinho. Mas não exagere, pois mascar demais pode causar dores no maxilar e de cabeça!
Faça exercícios físicos: Vale alongar, dar uma caminhada, pedalar ou até ligar o som e dançar um pouquinho em frente ao espelho. Estudos apontam que pelo menos 20 minutos de exercício físico são suficientes para deixar você mais ligada e concentrada, ajudando a matéria a entrar melhor na cabeça!
Preste atenção nas aulas: O professor sempre frisa em sala as questões que vai cobrar na prova. A questão é: Como não desviar o foco daquela matéria chata que dá vontade de conversar ou dormir? Algumas dicas são: sentar na frente, Evitar fofoca, Desligue o celular e MP3-player, essas tentações constantes são verdadeiros ataques à sua concentração!
Acredite em você e boa sorte !
Nenhum comentário:
Postar um comentário