terça-feira, 12 de abril de 2011

OVO: VILÃO OU HERÓI ?

Ovo: vilaõ ou herói ?

Depende da quantidade e da pessoa que ingere: para alguns ele poder ser herói e para outros, vilão.
Encarar o ovo unicamente como um vilão pode ser coisa do século passado, pois estudos atuais vêm indicando que ele pode ser um grande aliado da saúde. Contudo, nenhum alimento deve ser ingerido em excesso, pois a alimentação deve ser variada, equilibrada e deve-se observar atentamente os sinais que o corpo emite quando se come determinados alimentos.

HERÓI - O ovo é uma ótima fonte de proteínas e dele podemos conseguir uma série de vitaminas e minerais, sendo um bom alimento para o cérebro e para o organismo em geral. Além disso, já é de consenso comum que o ovo não aumenta o colesterol porque ele contém fosfolipídeos que impedem sua absorção no organismo.
Outras boas evidências sobre o ovo também tem surgido: ele pode ser um ótimo aliado para quem deseja emagrecer. Segundo alguns estudos, o consumo do ovo pela manhã promove maior sensação de saciedade e diminui o consumo de calorias durante o dia, diminuindo até a ansiedade.
VILÃO- No entando, para algumas pessoas o ovo pode fazer mal. Se consumido em excesso, ele pode elevar o risco de diabetes tipo 2. Além disso, existem pessoas que tem alergia ao ovo por causa da albumina, proteína da clara, podendo-se ter algumas reações caso seja ingerido.

DICAS- Vale lembrar que existe uma grande diferença entre o ovo caipira e o ovo de granja (que na verdade é apenas um óvulo, pois não foi fecundado). Dê preferência ao ovo caipira: ele contém um maior número de nutrientes, como o ferro e o retinol.
Quanto à forma de preparo, dê preferência aos ovos cozidos. Os ovos já possuem um alto teor de lipídios e fritá-los pode não ser a melhor opção. Escolha bem como ingerí-los e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário