O que causa stress? Possíveis Causas
Os agentes que causam o estresse são denominados estressores, e inclui qualquer coisa que venha “atacar” o indivíduo (física ou mentalmente).
Pode ser um vírus, um tóxico, um acidente, mudanças do meio ambiente, medo, frustração, entre outros.
Raramente um estressor apenas é suficiente para causar o estado de estresse, normalmente é a combinação de vários estressores que causam os sintomas, e nem sempre resultam em doença imediata.
Raramente um estressor apenas é suficiente para causar o estado de estresse, normalmente é a combinação de vários estressores que causam os sintomas, e nem sempre resultam em doença imediata.
Isto determinará o grau do estresse.
O que é stress?
Stress é uma palavra muito presente no cotidiano do brasileiro, mas você sabe o que é o stress (ou estresse)?
O stress não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão.Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.
O prejuízo acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação físico e emocional.
Consequências do stress no Organismo
O estresse pode afetar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não.
Todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo se elas forem boas e nos fizerem felizes.
A necessidade de ajuste deixa o organismo preparado para “lutar ou fugir”, aumentando a pressão arterial e a frequência cardíaca, e contraindo músculos e vasos sanguíneos.
Na natureza esta adaptação é necessária, visto que o animal precisa tomar uma decisão rápida de defesa ou ataque, mas em seres humanos que convivem com diversas situações estressantes, esta reação pode ser prejudicial.
O excesso de estresse pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo, até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração.
O fato de um evento emocional como o estresse afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal).
Por isso um estresse intenso pode afetar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário